Traduza o Nomade

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desenvolvendo o próprio equipamento

Produzindo cerveja artesanal

    Quando você desenvolve o seu próprio equipamento, acaba compreendendo melhor todo o sistema e também cada etapa do processo de fazer cerveja. Seja através de pesquisas na internet, ou em listas de discussão.

    Queria iniciar a produção de cerveja caseira gastando o mínimo possível, então, toca estudar e entender as etapas da brassagem. Além da economia, desenvolver o próprio layout, pra mim faz parte da brincadeira.

    Abaixo relacionei as etapas do processo de fabricação de cerveja, organizado de modo que eu conseguisse determinar quais equipamentos seriam imprescindíveis desde a primeira brassagem e quais teria mais tempo para adquirir.

Etapa 1: Moagem dos grãos
    Consegui fornecedores que me entregam os grãos já moídos. Posso adiar a compra do moedor, daí já parto logo para um moedor de três rolos.

Etapa 2: mosturação
    Aqui normalmente é utilizada a mesma panela que se usa na fervura, a dúvida era com relação ao tamanho, depois de muito escutar os mais experientes, desisti de pegar a panela para 20 litros, comprei uma de 45 litros, se quiser fazer um lote menor, é só diminuir a receita. E com relação a fonte de calor, por hora vai ser o fogão residencial mesmo, já fiz uns testes e constatei que o fogão dá cozinha de casa dá conta do recado.

Etapa 3: filtragem
    Já vi muitos utilizando uma panela com fundo falso ou bazooka do para filtragem, ao invés disso, vou fazer um filtro na panela de mosturação, elimino um recipiente e simplifico esta etapa, terminado o mash-out, abro a válvula e faço a recirculação. Este filtro vai ser de fácil colocação e retirada, pois deve ser sempre bem higienizado.

Etapa 4: recirculação
    Você retira o mosto pela torneira na parte inferior e devolve suavemente por cima dos grãos na parte superior panela. O objetivo é que as cascas e grãos fiquem no filtro formando uma camada que melhora a filtragem, fazendo que menos materiais em suspensão passem para a etapa de fervura.

    Os que já estão num estágio mais avançado de seus equipamentos, utilizam uma bomba elétrica e mangueiras para fazer isto, por hora vou fazer no braço mesmo, com caneca e escumaderia.

Etapa 5: lavagem go bagaço
    Aqui é necessário um recipiente para aquecer a água que será utilizada na lavagem dos grãos após a filtragem, para retirar todos os açúcares e demais componentes produzidos na fase de mosturação.

    Normalmente é utilizada uma panela com o mesmo volume da panela de brassagem ou um pouco menor, que é aquecida pela chama do fogão. Eu preferi utilizar uma bombona de 30 litros com uma resistência, menos uma panela e evito a necessidade de mais um fogareiro.

Etapa 6: fervura intensa do mosto e adição do lupulo
    O equipamento desta fase é uma panela de alumínio com uma torneira para retirar o mosto após a fervura, vou utilizar a mesma panela de mosturação, apenas retirando o filtro para evitar a caramelização do mosto sobre ele.

Etapa 7: resfriamento do mosto de forma intensa
    As opções são:

        1 - Uma bacia enorme que caiba a panela dentro, daí arrumar alguém pra ajudar a tirar a panela cheia de mosto FERVENDO de cima do fogão e colocar dentro dá bacia com gelo (muito perigoso).

        2 - Um resfriador de placas (muito caro)

        3 - E finalmente a minha escolha, um chiller, que é um tubo metálico enrolado em forma de mola espiral, colocado na panela e que fique totalmente submerso no mosto, onde fazemos circular água gelada e acontece a troca de calor, baixando rapidamente a temperatura do mosto.

Etapa 8: transferência do mosto para um recipiente para fermentar
    Preciso de um recipiente estanque e de fácil manuseio, vou utilizar bombonas de 30 litros com boca larga e tampo de rosca com vedação onde vou instalar torneiras na parte inferior por onde se retira o mosto que depois de fermentado, já é cerveja.

Etapa 9: controle da temperatura de fermentação
    Tão cedo não pretendo fazer nenhuma Lager, a temperatura de fermentação das Ale's é maior, em torno de 20 ºC, então uma geladeira normal dá conta por enquanto.

Etapa 10: engarrafamento
    Garrafas: vou reciclar as garrafas de cerveja, tanto de 600ml quanto as long-neck descartáveis, já estou juntando...

    Tampinhas: já comprei no Mercado Livre.

    Fechador de garrafas: tem um nacional que deve ser fixado em uma base, achei meio desengonçado aquele troço... Acabei pagando um pouco mais por um arrolhador italiano que parece um alicate, sensacional, não precisa nem fazer força no bichinho...

    Conforme for "construindo" o sistema vou divulgando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário